Amor

Amor

Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sacrário!

Sacrário no centro


15/4/2010 09:32:35
Diversos - Sacrário no centro

SACRÁRIOS NO CENTRO
Monsenhor Daniel R. Jenny, Bispo de Peoria (USA), determinou que, dentro do prazo de cinco anos, o Sacrário deverá estar no centro de todas as paróquias e capelas da diocese. Apresentamos abaixo uma tradução da carta e suas diretrizes.

1º de abril de 2010 - Quinta-feira Santa

Queridos sacerdotes, diáconos, religiosos e fiéis da diocese de Peoria,
Certamente, a Missa é o nosso ato de culto mais importante – a mesma fonte e ápice de tudo o que fazemos como Igreja. Uma profunda reverência ao Sacramento reservado está intrinsecamente relacionada à Liturgia Eucarística.
Portanto, o Sacramento reservado deve ser tratado com o maior respeito possível, porque devemos dar sempre ao Santíssimo Sacramento no Sacrário, como na Liturgia Eucarística, o mesmo o culto chamado “latria”, que é uma adoração dada a Deus Todo Poderoso. Esta honra deliberada é incomparavelmente maior que a reverência que damos aos sacramentais, às imagens sagradas, ao batistério, aos Santos Óleos, ao Círio Pascal. O Sacramento é reservado não apenas para que a Eucaristia possa ser levada aos moribundos ou aos que não possam assistir a Missa, mas também como o coração e o lugar da oração e devoção de uma paróquia.

Em nossa tradição católica temos uma série de ritos com os quais nos acercamos do Sacrário. Quando entramos ou saímos da Igreja fazemos o sinal da cruz com água benta, fazemos uma genuflexão em direção ao Sacrário, nos preparamos para a Missa ou damos graças depois da Missa, conscientes da presença do Santíssimo Sacramento. Nas orações e devoções, durante a Liturgia das Horas, em qualquer oração privada que ocorrer em uma Igreja católica, rezamos verdadeiramente perante o Cristo Ressuscitado substancial e realmente presente no Sacramento reservado no Sacrário.

Estas convicções católicas centrais e suas ramificações arquitetônicas foram afirmadas recentemente por muitos bispos nos Estados Unidos. Como bispo desta diocese, estou também convencido que o lugar onde colocamos o Sacrário – e nossa reverência ritual em direção ao Sacramento reservado – é tão importante para a contínua catequese eucarística como toda a nossa pregação e ensino. Com Jesus verdadeiramente Presente no Santíssimo Sacramento no centro físico de nossos lugares de culto, como Ele não vai se transformar mais firmemente no centro de nossa vida espiritual?

Depois de consultar o meu conselho presbiteral, peço, portanto, que naquelas poucas igrejas paroquiais e capelas onde o Sacrário não está no centro na parte posterior do santuário, que esses espaços sejam redesenhados de tal forma que o Sacramento reservado fique no centro. Em alguns casos, pode-se fazer esta mudança facilmente, mas devido às limitações financeiras e ao desenho, as plantas para o redesenho poderão ser enviadas ao gabinete do Culto Divino em qualquer momento dos próximos cinco anos. As comunidades monásticas, cujas capelas estejam abertas aos fiéis como oratórios semi-públicos, também poderão pedir uma dispensa deste regulamento geral segundo as normas de sua tradição litúrgica particular. Talvez existam também capelas muito pequenas, nas quais a mudança seja impossível. Esses pedidos deverão ser enviados por escrito ao meu gabinete.

Gostaria de recordar a todos em nossa diocese que, na Missa, em conformidade com a Instrução Geral do Missal Romano, o Sacrário deve ser reverenciado somente no início e no final da liturgia, ou quando o Sacramento é tomado ou levado novamente ao Sacrário. Em todos os demais momentos da liturgia devemos reverenciar o Altar do Sacrifício.

Estou convicto que a Liturgia Eucarística e a devoção eucarística não estão nunca em competição uma com a outra, mas informam e fortalecem o nosso culto e reverência. Que todos em nossa diocese cresçamos em um maior amor e apreço para com o dom da Eucaristia.

Sinceramente em Cristo,
Rev. Daniel R. Jenky, C.S.C.
BISPO DE PEORIA
============================================================

Nenhum comentário: